Frutas da Ceia de Natal dos paraenses estão mais caras este ano

Frutas da Ceia de Natal dos paraenses estão mais caras este ano

  

Uma pesquisa preliminar do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas do Pará ( Dieese-PA), apontou que as frutas que compõem a ceia de Natal dos paraenses vão ficar ainda mais caras este ano.   

 Segundo o levantamento, o aumento é sentido tanto no preço da importada como também das nacionais. As importadas em função da alta do Dólar e as “verde amarelas”, em virtude da sazonalidade dos produtos, fatores ligados a comercialização e a alta da inflação.

A pesquisa foi realizada em supermercados da Grande Belém na primeira semana deste mês em relação a igual período de 2020, com foco nas Frutas Regionais que também podem ser utilizadas na Ceia. 

Os reajustes mais significativos foram verificados nos preço das seguintes frutas:  Melão Amarelo, kg com reajuste acumulado de 16,77%, seguido da Manga Rosa kg com alta de 14,10%; Castanha do Pará kg com alta de 11,18%; Melancia kg com alta de 8,18%; Banana Prata kg com alta de 7,35%; Abacate kg com alta de 5,62% e do Kiwi kg com alta de 5,13%.

Outras frutas nacionais  também estão à disposição dos consumidores e podem fazer parte da Ceia de Final de Ano, como Laranja pera, Mamão havaí, Cupuaçu, Graviola, Bacuri, etc.

As Pesquisas do Dieese/PA também revelaram que são bastante expressivas as variações de preços de um mesmo produto entre os vários locais de vendas, em alguns casos estas diferenças chegam a mais de 20,00%, por isso é fundamental pesquisar antes de comprar.

Postagem mais recente Postagem mais antiga