Uso de máscaras em locais fechados deixa de ser obrigatório em Santarém

Uso de máscaras em locais fechados deixa de ser obrigatório em Santarém

 

Uso de máscaras em locais fechados deixa de ser obrigatório em Santarém - Crédito: Reprodução/Redes SociaisCrédito: Reprodução/Redes Sociais

O prefeito Nélio Aguiar assinou nesta terça-feira, 5, o decreto nº 463/2022 que flexibiliza (desobriga) o uso de máscaras em ambientes fechados em Santarém. As exceções são os serviços de saúde, o transporte público, além dos locais de embarque e desembarque.

A medida é justificada no decreto pelo aumento no número de vacinação e pela queda dos números de óbitos e contaminações por covid-19 no município.

A decisão vale para eventos, festas, shows, casas noturnas, boates, cinemas, teatros, clubes, bares e restaurantes. No entanto, o uso continua obrigatório, independentemente da posição da administração do local, em:

- Estabelecimento de saúde;

- Transporte público;

- Transporte escolar;

- Transporte por aplicativo, táxis e similares.

Os estabelecimentos comerciais ficam autorizados a funcionar respeitando os protocolos de combate a disseminação do novo coronavírus. Deverão também protocolizar pedido de autorização por cada dia de evento junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), sem nenhum custo, com prazo de antecedência de 5 dias.

O descumprimento das regras do decreto é passível de multa que varia de R$ 150 para pessoas físicas e R$ 50 mil para pessoas jurídicas.

Exceções

O uso de máscaras faciais permanece obrigatório para pessoas com sintomas respiratórios, tanto em ambientes abertos, quanto fechados.

O documento estipula também o uso obrigatório em todos os serviços de saúde da cidade, como: unidades de saúde, hospitais, farmácias, clínicas, consultórios e laboratórios.

Postagem mais recente Postagem mais antiga